Love your body

19:04 Suse 21 Comments


Os padrões de beleza influenciam a mente das pessoas em níveis tão profundos que às vezes nem nos apercebemos o quanto já criámos preconceitos tão dentro de nós.
Durante o período da minha adolescência o expoente máximo da magreza era o ideal de beleza com o qual éramos confrontadas. Todas as modelos tinham poucas curvas, eram altas e magras. E eu, como qualquer miúda nova, no fundo queria enquadrar-me, queria fundir-me nesse padrão... mas era impossível com o meu tipo de corpo. E claro, ganhei alguns complexos, principalmente nessas idades em que é tão fácil acabarmos por nos deixar levar pela corrente.

No meu caso, eu adorava especialmente calções (ainda adoro) mas nunca usava. Tinha as pernas gordas de mais para eles, era a minha opinião. Acabava por ficar só a vê-los nas lojas e pensar que um dia iria emagrecer e finalmente ficar bem nuns e nesse caso logo compraria. E, enquanto andava nesta luta contra as minhas coxas, apareceu na minha escola (tenham em mente que eu vivo na santa terrinha) uma moça, nem sei bem de onde, que deu logo nas vistas. Ela era um bocado mais cheeinha que eu. E usava calções. Montes deles! Ia para a escola sem stress completamente confiante e ficavam-lhe mesmo bem! E eu, nunca falei com ela, mas admirava-a. Invejava-lhe a confiança, estava fora do dito padrão e ainda assim usava peças que gostava e estava nem aí para os comentários. Eu achava que ela era mesmo corajosa.
Até que um dia, caio na realidade - Mas corajosa porquê? Que fez ela assim de tão espectacular, para além de ter vestido uns calções e sair à rua? Há aqui algo que deva ser admirado? Não, não há. Mas a minha mente estava completamente minada ao ponto de eu sentir necessidade de aplaudir alguém que, simplesmente, usava uns calções.

Uma youtuber que sigo, a Trisha Paytas, é considerada plus size. Uma vez perguntaram-lhe como é que ela se sentia quando colocava fotos de bikini e lingerie nas redes sociais, se era fantástico sentir o apoio das pessoas e também saber que as inspirava. E lembro-me que ela suspirou e disse que é claro que é bom ajudar outras raparigas, que podem ter menos confiança ou complexos, a usarem o que gostarem e, acima de tudo, a gostarem delas exactamente como são. Mas que, tanta vez, a única coisa que ela queria era colocar uma foto de bikini na internet e ser só isso. Só mais uma rapariga em bikini, como tantas outras. Sem ter logo gente a dizer-lhe como era uma atitude tão forte e de se louvar da parte dela. Como ela disse, desta forma acaba por sofrer um tipo de "descriminação" positiva. Que continua a ser descriminação apesar de tudo.
E num lado totalmente oposto, lembram-se da controversia da foto da Keira Knightley em topless? O quão falado foi ela ter tido tanta coragem para aparecer sem soutien tendo um peito tão pequeno?

É claro, num mundo ideal, onde se aceitassem todos os tipos de corpo e se acabassem com padrões e modas parvas, isto nunca acontecia. Mas sempre existiram padrões e sempre irão existir e, eu não estou, de todo, a dizer para não encorajarmos as pessoas a sentirem-se bem e dar-lhes força, muito pelo contrário! Este post quase parece um discurso de uma miss América ou assim, mas malta, estamos só a falar de corpos. Maiores, mais pequenos, com curvas ou sem elas, temos que aprender a gostar de nós e deixar os julgamentos de lado. Como a Dana diria: LOVE YOUR BODY.

You Might Also Like

21 comentários:

  1. não poderia ter dito melhor, aprendi isto the hard way mas quando estivermos completamente bem connosco próprios irradiamos uma confiança invejável, tudo parece melhor e é tão simples, basta não termos ideias pré concebidas na nossa mente de o que é a beleza.
    Bom post.
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem verdade, temos que acabar com esses preconceitos! :)

      Eliminar
  2. Tu tinhas as pernas gordas?? Só se ficaste magra agora babe ;) porque não estou a imaginar isso e claro que acho bem todas usarmos calções ou assim, desde que com algum cuidado claro...há sempre aquelas que abusam e acabam por ficar nada elegantes :)
    kiss

    http://inspirationswithm.tumblr.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahaha as pernas sempre foram a parte do meu corpo que acumula gordura mais facilmente, é o meu tipo de corpo. Vou ter sempre coxas cheias mas não me chateia até já acho piada haha. Oh eu sou da opinião do usem o que quiserem, como quiserem, desde que se sintam bem é o que interessa!

      Eliminar
  3. Falaste tão certo, rapariga! Esse é um tema no qual reflito muitas vezes. Durante anos nunca usei calções, saias, vestidos porque achava que as minhas pernas eram demasiado magras. Isso mesmo, demasiado magras.
    Sempre fui magrinha e cresci de forma desproporcional, durante anos era uma tábua autêntica com peito grande. Imagina lá o que é usares um 32 de calças e depois teres peito desproporcional e nenhuma roupa te fazer sentir confortável... Enfim, outros tempos...
    Agora estou bem mais gorda e bem mais feliz no meu 38! E acredita, depois de tudo o que passei, tenho todo o orgulho no corpo que tenho.
    Não há um padrão, qualquer rapariga magra ou gorda pode ser bonita e sensual. Basta gostar de si mesma e tirar o melhor partido disso! :)
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hahaha nós somos o oposto uma da outra no corpo e nos complexos, tem piada!
      Tu estás óptima mesmo!!!! :) e ainda bem que já deixaste esses dramas no passado e agora te sentes bem! :)

      Eliminar
  4. Eu sei que as pessoas devem gostar de si em qualquer tamnho ou forma, mas acaba por nao ser saudavel, nao achas? a obesidade é um problema serio e acho que por dizer-mos as pessoas para se "aceitarem" como sao, estamos a dar-lhe uma desculpa para nao cuidarem de si e da sua saude...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendo o que queres dizer, mas não concordo de todo. Há problemas sérios em gordos e magros, sejam eles quais forem é importante sempre que as pessoas tenham cuidado com a sua saúde. Se o peso excessivo já interfere no bem-estar e saúde da pessoa obviamente que tem que fazer algo para mudar e cuidar de si! Mas temos que gostar de nós e sentirmos-nos bem neste momento, no AGORA. Independentemente de tudo, mas não quero com isto dizer para se deixarem estar como estão e não façam nada. Até por vezes tempos pequenas coisas que gostaríamos de mudar em nós, e nesse caso é trabalhar para isso e fazer por isso, mas isso não invalida que não tenhas confiança agora. Se calhar fiz o comentário confuso, mas é a minha maneira de ver as coisas. Eu não estou a dizer, deixem-se estar como estão que estão todos perfeitos! Eu estou a dizer gostem de vocês na pele que vestem agora, mas se se quiserem sentir melhor, ou tendo algum problema trabalhem para gostarem ainda mais ou ficarem melhores :) (e tenho que levar este conselho para mim que ando sem fazer exercício há tanto tempo o meu colesterol deve estar bonito!)

      Eliminar
  5. r: vamos ver se é desta, senão tento para o ano :)

    ResponderEliminar
  6. Descriminação positiva, isso é tão certo. Realmente não há ninguém que simplesmente aprecie uma foto sem tecer um comentário mesmo que ache que está a dar apoio e força. É uma perspectiva bem boa de ver as coisas.
    Mas na tua história dos calções percebi que acabaste por ter o chamado momento 'A-ha', quando se faz o clique e entendeste que as amarras estavam todas dentro da tua cabeça, criadas por ti.
    Vá, veste uns calções, uma mini-saia, mostra a perna, se sensual, sê mulher, se confiante, sê tua amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei este comentário! Sim acabei por ter esse momento e acredita os calções que fujam da minha frente que eu compro-os todos e uso tudo! Sempre perna ao léu muahahah :D

      Eliminar
  7. Vou falar especificamente no meu caso.

    Temos que amar o nosso corpo. Até aos meus 18 anos, nunca tive problemas de peso. Mas a partir daí, devido a problemas hormonais, que descobri recentemente, comecei a aumentar de peso, e não foram 5 ou 10 quilos. Custou-me muito aceitar, que aquilo me estava a acontecer. Por muito anos não me consegui ver ao espelho. Hoje é um pouco diferente, e já passaram 6 anos. Já não me importo de ir as compras comprar tamanhos acima do que eu costumava comprar. Não recuperei totalmente, claro que ainda me custa estar rodeada de pessoas mais magras, mas é algo que que não me incomoda tanto como outrora. Talvez porque sei que o tratamento está próximo e talvez volte ao que era.

    Não é facil na nossa sociedade ser gorda, seja por questões de saude, seja pela alimentação. As pessoas ainda julgam, e acho que vão sempre julgar. Não querem saber o que está por trás. Eu estou acima do peso, tenho uma alimentação saudavel, pratico ginasio todos os dias, e por vezes no mesmo dia faço ginásio e zumba, e no entanto tenho excesso de peso. Se não tivesse este estilo de vida, talvez tivesse 100 quilos ou mais. Mas voltando ao assunto, o problema por vezes não está em nós, está nos outros que se acham perfeitos. E a forma como nos tratam, essa sim, influenci muito o nosso comportamento. Por mais que amemos o nosso corpo, vai sempre doer o que os outros nos irão dizer.

    Desculpa o testamento! :)

    http://bloguerosapt.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro estes comentários maiores por isso nada que pedir desculpa!!! :)
      Os problemas hormonais são uma grande chatice a nossa imagem muda muito e não podemos fazer nada para o contrariar. Ainda bem que já te sentes melhor, e se o tratamento está para terminar quase de certeza que perdes os kgs extra, porque o corpo tende a voltar a ficar como era.

      As pessoas julgam de mais, dá-me uns nervos. Por exemplo, odeio que me digam que estou mais magra ou o que quer que seja, como se fosse um elogio. Deviam parar simplesmente de comentar o corpo uns dos outros. Tu és muito mais activa que eu e certamente tens muito mais resistência porque eu deixei o ginásio há meses e desleixei-me! Mas tens a motivação e a tua mente exactamente como deve estar. Estás focada em ti e que se lixem os tamanhos acima ou abaixo, são só números. Importa é uma pessoa sentir-se bem, gente que trata pior outras pessoas com base no aspecto é gente que não vale nada!

      Eliminar
  8. Eu sou exactamente o contrario, eu não usava saias, nem calções na escola porque achava que era muito magrinha. Ainda hoje com 21 anos sinto-me um bocado awkward porque ainda me acho demasiado magra, mas acho que existem coisas que nunca iram mudar :o por muito tempo que passe!

    http://filipa-goncalves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os padrões podem não mudar, mas a nossa atitude é que importa que se altere! :) calções e saias com pernas magrinhas ficam sempre bem! Eu adoro ver, tanto que o meu problema era o oposto e tudo! Os anos vão passando, tu vai comprando a roupa que gostares e te sentires bem e usa, desfruta de tudo!! :)

      Eliminar
  9. O ideal é que as pessoas se sintam bem com o seu corpo e peso. O resto é como dizia lady Fanny, "os cães ladram e a caravana passa". xD

    ResponderEliminar
  10. este post está maravilhoso minha querida, este texto diz-me muito... ando na luta pelo corpo dos meus sonhos (abdominais definidos, pernas fortes e rabiosque duro e redondinho). estou no ginásio e faço dieta, luto pelo que quero. mas... enquanto não chego lá, aprendi a gostar de mim tal e qual como sou :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora isso é que importa, e tu estás fantástica assim!!! :)

      Eliminar