Zara e o atendimento personalizado

18:13 Suse 28 Comments


Fui a uma entrevista de emprego numa loja há pouco tempo e, acabei por ter um mini debate, com a entrevistadora, sobre grandes cadeias de lojas implementarem o atendimento personalizado ao cliente. Ali tratava-se de uma loja mais pequenina e, eu disse-lhe que quando um cliente entra numa loja assim já espera ouvir um bom dia ou boa tarde, perguntarem-lhe se precisa de ajuda... enfim, todas essas perguntas do costume. E ela disse que achava mal que a Zara e outras lojas maiores não o fizessem também. E eu sinceramente, até já tinha pensado sobre isto antes, quando uma vez entrei na Loja do Gato Preto e tive que dizer boa tarde umas 4 vezes a pessoas diferentes. Então, acabei por dar o meu ponto de vista, mesmo podendo não me beneficiar nada na entrevista estar a entrar ali em desacordo. Mas se formos bem a ver, a Zara tem muitos mais funcionários, se todos nos cumprimentassem não fazíamos mais nada a não ser dizer bom dia ou boa tarde o tempo todo, em vez de andarmos por lá sossegadinhos na nossa vida. Aliás, até poderia ser meio confuso para os funcionários- e se tiverem uma memória como a minha, que sou péssima com caras, ia andar sempre na dúvida se já tinha dito bom dia àquela pessoa ou se já tinha perguntado duas vezes ao mesmo cliente se precisava de ajuda.
Por muito que a entrevistadora me dissesse que cada vez mais pretendem implementar o modelo de atendimento personalizado, e acredito claro, porque ela está por dentro e sabe mais do que eu, mas sinceramente, quantas pessoas é que gostam realmente de ser constantemente abordadas nas lojas? Se vocês forem como eu preferem andar por lá, despercebidos, sem dizer nada a ninguém. Eu até já estou num ponto em que só me dá vontade de comprar tudo online e, assim ainda evito mais contactos e confusões que nem saio de casa. *Preguiça level over 9000*.

O que é que vocês acham deste assunto? Imaginam-se numa Primark com toda a gente a dizer-vos olá e a oferecer-vos ajuda? Eu continuo na minha, acho que no final íamos era precisar que nos trouxessem um copo de água, que íamos ficar com a garganta seca depois de falar com tanta gente.

Ps- Não fiquei com o trabalho, fui seleccionada para a segunda entrevista mas, após alguma ponderação percebi que as condições oferecidas não me agradavam, mas gostei bastante da rapariga que me entrevistou, era muito simpática!

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28 comentários:

  1. Really interesting post...thx for sharing! xx

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  2. Gosto de ir às comprar em modo zen e ter sempre alguém a perguntar alguma coisa iria perturbar bastante o meu estado de espírito!

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  3. Concordo contigo, neste tipo de lojas queremos é entrar tipo fantasma ver e sair sem darem por isso, seria mesmo chato ter de estar a dizer bom dia/tarde a todo o staff. É claro que faz parte oferecerem ajuda mas por exemplo na clairs é excessivo, estão sempre a perguntar se já sei da promoção se quero cesto se isto ou aquilo e uma pessoa às vezes nem tem muito tempo e é chato...
    kiss^^

    Giveaway Back to School | Patsilvarte

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  4. No outro dia fui à Blanco, e pareceu-me que estavam a adoptar esse atendimento personalizado. Fartaram-se de me sugerir roupa e de dar sugestões.Reparei até que estavam a atender uma senhora no provador, e que lhe iam buscar sapatos e malas para ela experimentar. Confesso que achei estranho e até me perguntei se tinham passado a ganhar à comissão.

    Prefiro que me deixem sossegadinha. Se eu precisar de ajuda eu própria vou ter com a funcionária. É chato estar sempre a dizer que "não, estou só a ver, obrigada" -.-

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  5. eu acho que é bom que claro, não sejam antipaticos mas pessoalmente, enquanto cliente, prefiro estar no meu canto sem que me perguntem muitas vezes se preciso de ajuda..

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  6. Eu digo sempre Boa tarde às funcionárias, independentemente de serem muitas ou poucas. Mas não gosto nada de ser abordada com perguntas do género "Precisa de ajuda?" ou "Procura algo em especial?".

    Marli, do My Own Anatomy ♥

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  7. Eu acredito num q.b. com educação. Pessoalmente sou como tu, odeio quando tenho de cumprimentar umas 4 vezes pessoas diferentes, dizer que não quero ajuda e ainda pior quando os empregados ficam ali a rondar a minha periferia. Para dizer a verdade nessas situações, se não vejo logo algo que queira, até saio da loja.
    Agora se tiver numa secção com uma colaboradora e, casualmente, trocar-mos olhares acho que fica bem dizer alguma coisa (o que muitas vezes também não acontece e quase passa por má educação).
    Acho que se devia implementar nas lojas o mesmo que a Topshop faz no UK, quem quer um atendimento personalizado pode fazê-lo em lojas especificas, de forma gratuita e por escolha própria.

    Marta Rodrigues, Majestic

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  8. Eu não gosto nada quando estão sempre a perguntar se preciso de ajuda e estão sempre "em cima de mim".

    Beijinhos
    That Girl

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  9. Eu não gosto que me chateiem quando entro numa loja... se quiser ouvir sobre promoções eu pergunto. Por outro lado, quando preciso de ajuda também quero que alguém se chegue à frente para não ter de andar feita croma pela loja toda à procura de alguém...

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  10. É o tal post? :P Concordo contigo. Uma coisa é uma loja pequena,tipo tradicional e que entras dizes bom dia etc, outra é como dizes, haver 5 funcionários numa loja com 20 clientes a dizer sempre o mesmo às pessoas. Nesse caso não seria preferível quando se precisa de ajuda ir ter com o funcionário X e dizer "boa tarde, poderia ajudar-me se faz favor?". Mas é só mais um ponto de vista;)

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  11. Eu sinceramente não gosto de ir a loja onde os funcionários sejam muito prestativos. Gosto de andar na minha a ver as coisas à minha vontade. Se precisar de ajuda claro que irei pedir portanto andarem atrás de mim só me faz sair mais rápido do que quando entrei eheheh

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  12. Se por um lado não muito gosto da pressão de quando entramos e nos dizem bom dia e se temos algo em mente, por outro detesto estar 10 minutos ali meio desamparada a escolher entre coisas e ver os funcionários na conversa em vez de me oferecerem ajuda...
    Mas concordo com o que dizes, em lojas grandes em que há imensos funcionários e clientes é impossível toda a gente ir cumprimentar toda a gente :/

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  13. eu não gosto assim muito do atendimento personalizado. sinto-me intimidada. e acho que o mesmo acontece com outras pessoas. mas também nao gosto que nao me liguem nenhuma numa loja. gosto de entrar e estar a ver as coisas à minha vontade e depois, acho que é "cordial" que uma empregada venha e pergunte se pode ajudar. Se eu precisar de ajuda eu peço, mas acho que andarem sempre atrás de mim, não ia dar ;)

    beijinho
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

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  14. Eu sou como tu, quando entro numa loja gosto passar por despercebida e estar a vontade a ver as coisas. Detesto quando perguntam se preciso de ajuda ou se ando a procura de algo em especial, o mais certo é nunca mais voltar a meter os pés lá.

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  15. Eu sou daquelas pessoas que gosta de passar despercebida nas lojas! :P Claro que se realmente precisar de ajuda ter que dizer boa tarde quatro vezes também não é agradável xD
    beijinhos, The Fancy Cats | Giveaway

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  16. Concordo plenamente, não fazíamos mais nada, nas lojas grandes cheias de funcionários... imagina na Primark... céus!

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

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  17. Gosto de estar nas compras sossegada e ter sempre alguém a questionar se precisas de algo acaba por stressar
    http://retromaggie.blogspot.com/

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  18. Concordo contigo. Numa loja de maior dimensão, optar por um serviço personalizado é receita para o desastre. Claro que gostamos de ser bem recebidos mas não de sermos abordados constantemente. Lembro-me de um casonoarticular que são as lojas Parfois, onde todas as colaboradoras cumprimentam os clientes. É simpático, mas em lojas com 6/7 funcionárias torna-se cansativo.

    Beijinho

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  19. Eu não gosto nada de, mal entrar na loja, já me estarem a cumprimentar e a perguntar se preciso de ajuda. Eu gosto de entrar, de ver, e se eu precisar de ajuda, procuro alguém...

    http://mundodablue.blogspot.pt/

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  20. Eu, pessoalmente, acho que um "bom dia" ou um "boa tarde" não fica mal a ninguém mas apenas quando tem que haver interação senão - como tu dizes - torna-se confuso. Não gosto nada de, por exemplo, entrar numa loja e ter logo uma funcionaria em cima de mim a opinar sobre o que devo ou não levar, até se torna incomodativo.
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

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  21. Num mundo ideal, sim seria até giro. Mas na realidade, é bastante diferente e todas nós sabemos e sentimos isso! Exemplo clássico que posso dar é a Sephora. É quase intimidatório para mim! Eu não gosto nada! Gosto de ter a minha liberdade e meu espaço de entrar pela loja a dentro, de ver e tocar! Se eventualmente precisar de ajuda, ai sim, eu vou e peço. Simples assim :)))

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  22. Não me digas que vai abrir uma primark em leiria?!? ahaha sou tao boa a fazer filmes.
    Adiante.
    Concordo plenamente contigo, o facto de poder andar a vontade numa loja é o que me leva cada vez mais a grandes cadeias porque assim não sou aborrecida com o "posso ajuda?" e passado dois minutos "mas se precisar de ajuda diga".... paciencia!

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  23. Pessoalmente gosto de estar sossegada na loja, nao gosto nada que me venham perguntar se preciso de ajuda xD
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

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  24. Eu concordo totalmente contigo querida. Acho que em lojas maiores, não se justifica. Por todos os aspectos anteriores que referiste e acima de tudo porque é fácil deslocarmo-nos a alguém e pedir ajuda.
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

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  25. Eu trabalhei até há uns meses numa loja de brinquedos e ao início foi super difícil adaptar-me precisamente por causa do atendimento personalizado. Na loja tínhamos que ser quase a sombra do cliente e sugerir, insistir para levar. É muito constrangedor. Odeio que me façam esse tipo de atendimento e, no entanto, fui forçada a praticá-lo. Afastei-me muitas vezes e preferi dar espaço ao cliente, mas por vezes fui chamada à atenção por ser pouco "proativa" junto dos clientes.
    É um "pau de dois bicos". Enquanto lojista sentia bastante essa pressão e fazia parte do meu trabalho; como pessoa/consumidora acho que este atendimento só afasta o cliente porque cada vez mais pessoas querem andar sossegadas nas suas compras. Eu incluo-me nesse campo embora perceba o drama de quem trabalha do outro lado!

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  26. Sim de facto tens razão, se entrássemos na Zara só passávamos lá para dizer bom dia ou boa tarde aos funcionários ahah :p

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

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  27. Gosto de fazer compras sossegada e sem papagaios atrás de mim depois de já ter dito umas 5x "estou só a ver"

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  28. Eu também gosto de andar à minha vontade nas lojas. Não espero um atendimento muito pró-ativo (que todos me cumprimentem e me perguntem se quero ajuda) mas sim um atendimento com eficácia na reacção, ou seja, ter alguém disponível assim que eu precise de ajuda.

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