Pergunta cliché

16:00 Suse 24 Comments


Onde se vê daqui a 5 anos?

Fizeram esta pergunta à Mel, numa entrevista onde ela foi. "Surpreende-me" sempre perguntarem algo tão vulgar, no entanto dei por mim o dia todo a pensar sobre isso.

A verdade, é que mesmo sem querer, imediatamente começamos a pensar, onde nos vemos nós daqui a 5 anos? E... de repente, eu não fazia ideia. E perceber isto foi algo assustador. Porque este seria o tipo de questão que eu ia adorar que me perguntassem, e sei que ia ter logo resposta na ponta da língua. Quase como quando era criança e me perguntavam o que queria ser quando fosse grande. Eu ansiava por isso, e respondia sempre profissões diferentes, mas apaixonava-me o facto de pensar no futuro, nas possibilidades, naquilo que eu podia ser.

E foi assim, pelos vistos já desde criança, que fui vivendo. Sempre de olhos postos no futuro. Sempre a pensar naquele dia em que ia sair, daí a 3 semanas, ou no evento que tinha daí a 4 meses. Ou até ainda com mais distância. E se fosse preciso ia riscando os dias, só a ansiar por aquele momento, aquela meta, aquela data específica. E o dia acabava por chegar, e eu não tinha feito mais nada senão esperar por ele. E parecia que se esfumava, terminava mais rápido do que o arder de um fósforo. Eram semanas, meses, que culminavam ali e acabava sempre por nem corresponder às expectativas, porque iam crescendo cada vez mais com o tempo. E esse tempo parecia passar a um ritmo assustador, porque eu só conseguia viver no futuro e quando ele chegava e se tornava presente era frustrante, era rápido de mais. No fundo a minha vida era como quando preparava tudo para as passagens de ano. Sempre com meses de antecedência. Tudo tratado ao detalhe. E querem que vos diga? Ainda nunca tive nenhuma noite de ano novo que fosse mesmo espectacular. Valeram muito mais quase todos os dias, ou noites, antes disso, em que fui sair sem fazer conta, sem vestido novo, sem maquilhagem pensada ao detalhe, em que até estava completamente desprevenida e fui parar onde menos esperava e me ri e me diverti a sério. Talvez precisamente por não existirem expectativas.

Não sei bem quando, mas houve um click, e não foi há muito tempo. E hoje quando pensei: onde me vejo daqui a 5 anos? Fiquei admirada, por não ter mil coisas para responder entusiasticamente. Acho que ando, finalmente, a aprender a viver um dia de cada vez. É claro que importa estabelecer metas, ter objectivos, isso é básico. Eu não sei onde vou estar amanhã, nem daqui a um mês, muito menos 5 anos. E isso é surpreendentemente libertador.

E vocês, onde se vêem daqui a 5 anos?

You Might Also Like

24 comentários:

  1. Não faço a mínima ideia.
    Nomeei-vos para um blogging award, mas só sai amanhã. :D

    ResponderEliminar
  2. Espero daqui a 5 anos estar a trabalhar em algo que realmente ame :P (é um grande objectivo/sonho para o pais em que vivemos infelizmente)

    ResponderEliminar
  3. Pergunta demasiado complicada, deixa-me a pensar em demasiadas coisas...

    ResponderEliminar
  4. Adorei! De facto o texto fez-me pensar. Sempre fui muito assim também, de ansiar que os momentos chegassem. E passavam tão rápido que nem dava por isso... A tua pergunta fez-me pensar que não faço ideia de onde estarei daqui a 5 anos. E essa sensação foi de facto, fantástica! :)
    xoxo, Ana

    The Insomniac Owl Blog

    ResponderEliminar
  5. Eu também sou assim,não faço a mínima ideia da resposta a essa pergunta e acho isso muito bom :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  6. Would like to follow each other? I started, follow back? love,
    Milena ♥
    milasbeautyblog.blogspot.de

    ResponderEliminar
  7. Sinto o mesmo que tu.. é estranho e assustador mas pelo que a minha mãe me diz é normal :)

    ResponderEliminar
  8. Visto que tenho 15 anos, vejo-me na universidade a estudar para um dia poder trabalhar naquilo que gosto...
    Segui :)

    ResponderEliminar
  9. Nem imaginas como me identifiquei com este post...
    Essa pergunta é um pouco assustadora...

    Beijinhos ♥
    http://lovingmypinkbubble.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Uma pergunta bastante forte para quem levar a coisa à seria ! Eu ainda tenho que refletir para pensar nos meus objetivos para daqui a 5 anos !
    with love, CAT ❤

    ResponderEliminar
  11. Realmente dá muito em que pensar.
    Beijinhos

    http://thegoldprint.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Identifico-me imenso contigo querida, isto dá mesmo muito que pensar!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK |

    ResponderEliminar
  13. Não consigo imaginar-me... Não tenho uma resposta.

    ResponderEliminar
  14. Sou uma pessoa que pensa demasiado porém não sei onde me vejo daqui a 5 anos... apenas sei que espero ser tão realizada como agora :D

    ResponderEliminar
  15. Agora é que disseste tudo.. Nós temos uma mania enorme de viver mais no futuro do que no presente...

    ResponderEliminar
  16. No sítio onde moramos é muito simples deixarmo-nos obcecar com isto. Embora ache importante pensar no futuro, tem que ser q.b. pra não perder a piada do presente, por mais cliché que isto soe x)

    ResponderEliminar
  17. Confesso que odeio essa pergunta... Principalmente quando a fazem em entrevistas e nos vemos "obrigadas" a responder algo...
    Sempre fui uma pessoa que vive um dia de cada vez... Eu sei lá onde me vejo daqui a 5 anos... Nem sei daqui a um ano quanto mais...
    E gosto bastante de "pensar" assim.. Prefiro do que fazer mil e um planos e depois chegar à altura e ficar frustrada por não conseguir algo :)

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  18. Tenho objetivos, mais profissionais do que pessoais até, mas tal como todos nós os temos ou devemos ter. Não que os tenha que concretizar em 5 anos, ou em mais ou menos tempo. Acho que nunca soube responder a essas perguntas de "onde te imaginas daqui a x tempo" etc.. o futuro manda! :) Adorei o que escreveste, muito bom.
    millions-of-diamonds.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Já me fizeram uma pergunta parecida (três anos e não cinco) numa entrevista de emprego, eu podia ter dito imensa coisa mas nada iria interessar ao entrevistador. Foquei-me em responder-lhe o que ele queria ouvir.

    ResponderEliminar
  20. I like your blog, very beautiful picture :)

    Patty
    http://www.measlychocolate.de

    ResponderEliminar
  21. Sabemos somente que queremos que daqui a 5 anos estejamos tão ou mais felizes como agora, principalmente um com o outro, pois gostamos de acreditar que marcaremos a diferença e vamos fazer um "felizes para sempre" :P


    - Ela e Ele, do blogue de casal Ela e Ele, Ele e Ela.
    O Blogue | Facebook Oficial | Insta Casal

    ResponderEliminar