Os PIORES tipos de cliente

19:00 Suse 7 Comments



Enquanto trabalhei como lojista, embora tivesse que ser sempre simpática e cordial com os clientes, havia gente que me dava vontade de dar gritos na melhor das hipóteses e, por isso mesmo, decidi criar uma espécie de top (sem ordem específica) das piores pessoas que, de vez em quando, dão o ar de sua graça nos estabelecimentos comerciais.

Caso se identifiquem com algum ponto que irei aqui mencionar: FAÇAM O FAVOR DE MUDAR DE ATITUDE JÁ.

Ok, vamos começar então:

○ Clientes que pedem descontos (até em peças já com promoção) e fartam-se de insistir- Gente, se alguém numa loja daquelas estivesse em posição de poder fazer descontos, certamente, que não estava ali a trabalhar atrás do balcão. Vá, deixem-se disso, não sejam o tipo de pessoa que vai regatear para o LeiriaShopping como se estivesse em Marrocos a comprar especiarias, ok?

Clientes que agarram numa pilha de camisolinhas, impecavelmente dobradas, e começam por lá a escarafunchar como se procurassem petróleo e, quando lhes perguntam se precisam de ajuda a encontrar um tamanho, dada a confusão que estão para ali a fazer, dizem: "Não, estou só a ver."- Oh seus caragos, se é só para ver desdobrem logo a primeira de todas e estejam à vontade! Mas se quiserem "ver" num tamanho específico, deixem a pessoa da loja ajudar-vos e larguem isso de uma vez por todas, é que só estão a fazer pior.

No seguimento da anterior, clientes que pedem para ir a armazém buscar um tamanho de uma peça e, quando o funcionário volta com ela, olham com um ar, COMO SE FOSSE UMA PEÇA TOTALMENTE DIFERENTE DAQUELA QUE VIRAM ANTES e dizem: "Ah afinal não gosto muito..."- Mas que raio, gostam do M mas já não gostam do S?! Experimentem essa porra ao menos. Eu só peço aos funcionários para irem a armazém quando quero mesmo alguma roupa ou acessório, mas é claro que se depois se não servir ou ficar mal, não sou obrigada a levar. Olhem, e já agora, ir a armazém, voltar e de repente pufff: "Onde está o cliente?" Pois não está, decidiram ir embora assim do nada. A sério?

○ Clientes que lidam com os lojistas como se fossem demónios que fazem tudo para lhes vender meia dúzia de trapos.- Chegou a acontecer eu dizer a um senhor que o tamanho de determinado casaco lhe assentava bem, no sentido de não poder ser nem maior nem mais pequeno, e ele responder-me num tom ríspido: "Claro que diz que isso! VOCÊS SÓ QUEREM É VENDER!"- Calma flores, não se revoltem assim, os lojistas só vendem se vocês quiserem comprar, se não quiserem não compram e vão-se embora. Ninguém vos vai meter a mão ao bolso e levar-vos a carteira, acalmem os vossos coraçõezinhos.

Clientes que ficam indignados quando lhes perguntam se precisam de ajuda- Oh pessoas do bem, a maioria dos funcionários, quando vos perguntam isso, por norma é apenas devido a regras da empresa. Podem acreditar, que no fundo, ninguém quer saber de vocês nem do que procuram.

○ Clientes que às 11h da noite entram na loja e dizem "boa tarde".- Bem, esta se calhar era só irritação pessoal minha, daqueles pet peeves mesmo, já que, provavelmente, as pessoas até andavam meio perdidas com as horas e não era por mal. No fundo, eu é que não queria estar lá àquela hora da NOITE. Ok, desculpem.

Falando em noite, e aqueles clientes que entravam a 5 minutos de fechar, diziam que não precisavam de ajuda, mexiam em tudo, desarrumavam a loja já arrumada e depois iam embora sem levar nada?- Olhem, é que nem tenho palavras para vocês. Se fizerem destas habitualmente, aconselho-vos a irem à bruxa, só naquela de tentarem livrar-se das pragas todas que os funcionários vos lançam e, mesmo assim, não sei se conseguem arranjar alguma com poderes fortes o suficiente.

Clientes indecisos.- Que experimentam mil vezes a mesma peça em dois tamanhos, que não se conseguem decidir qual levar, já esgotaram a paciência de todos os lojistas ali presentes, bem como, das pessoas que lá foram com eles e, mesmo assim, continuam com dúvidas... Parece que estão a tomar uma decisão de alto risco, como apostar todo o dinheiro e bens na roleta russa, quando na verdade é só decidir o tamanho de uma merda de uma camisola. Ah, e o giro que é quando, finalmente, escolhem um, mas voltam passado umas semanas para trocar ou com a conversa do "queria só voltar a ver o outro tamanho novamente."?!- SOCORRO! SOS! HELP!

Homens que não sabem o número que vestem.- "Qual é o tamanho que vai querer experimentar?" "Ai não sei, diga-me a menina." "Mas qual é o número que costuma vestir, sabe?" "Ai não sei.". Ou então, perguntam logo diretamente às esposas, quando vão acompanhados por elas. Juro que isto me fez confusão. Mas que raio, porque é que nós é que somos o suposto sexo fraco quando os homens nem se sabem vestir sozinhos? Pronto, não se enervem comigo, os mais novos por norma já sabiam e até eram bastante decididos. Props para vocês, boys da nova guarda.

Clientes conflituosos que ameaçam nunca mais voltar àquela loja.- Ok, sim é mau perder um cliente, mas olhem quando eles só vão arranjar problemas e ser arrogantes, a ameaça de nunca mais lá voltarem até acaba por ser música para os ouvidos da maioria dos funcionários. Essa chantagem acaba por ser como um tiro a sair pela culatra.


Confesso que algumas destas situações até me fazem rir e, não lidava com isto com toda a irritação com que descrevi aqui neste post, na maioria era tudo bastante tranquilo. Ok excepto aqueles que entravam na loja 5 minutos antes do fecho. Esses libertavam todos os ódios que existem dentro de mim, não há como negar.

Certamente que me esqueci de muitos tipos de cliente que mereciam um lugar de destaque aqui. Se trabalham com o público e, se se lembram de algum para acrescentar a esta lista, façam favor de me dizer nos comentários!

You Might Also Like

7 comentários:

  1. A minha mãe tem um loja portanto eu vou para lá várias vezes e acredita que te compreendo imensamente bem! É bastante difícil para quem está atrás do balcão mas de vez em quando ainda dá para rir um pouco!

    -Abby (Simplicity)

    ResponderEliminar
  2. A dos homens que não sabem que número vestem é a melhor!

    ResponderEliminar
  3. Finalmente voltas-te yeahhh :D
    Ri-me muito com este post xd

    ResponderEliminar
  4. Não me odeies. Toda a vida fui lojista e ainda assim acho que 90% das vezes digo bom dia, independentemente da hora. Sou super despistada e acredita que não o faço por mal, talvez por isso, seja o único tipo de cliente que não me chateia da tua lista :p

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um Black Opium da Yves Saint Laurent!

    ResponderEliminar
  5. Eu não dou problemas xD sou super rápida e não desarrumo nada. No entanto, chateia-me (sei que vocês têm de o fazer) mal entro numa loja vir logo alguém perguntar se quero ajuda. Ainda nem vi nada e já estou a levar com campanhas e promoções xD

    ResponderEliminar
  6. Eu raramente vou a lojas e quando vou tento ser o mais rápida possível. E, por exemplo, se mexer nalgum monte de roupa (à procura de certo número) tento arrumar novamente. Não gosto de deixar tudo espalhado!

    ResponderEliminar
  7. Ai que situações! Acho que revelaste tudo aqui realmente. Eu confesso que como cliente não gosto nada que quando mal entro na loja, um lojista me pergunte logo "Precisa de ajuda?". Mal acabei de entrar e já está a perguntar se preciso de ajuda. Mas concordo contigo, em mudar de atitude a quem é assim "tão sem noção"

    ResponderEliminar