Desvantagens de ter um nome diferente... ou estranho vá.
Para quem não sabe, aqui eu que vos escrevo sob a identidade de Susie (uuuh, super chique e internacional) chamo-me na realidade, Suse. Sim, é mesmo esse o meu nome. E como devem imaginar, tenho passado por muito ao longo desta vida por ter um nome assim... peculiar! Há por aqui mais alguém cujos pais tenham tido montes de imaginação na hora de vos registar? Se estiverem a ler isto provavelmente vão identificar-se com a lista de desvantagens que vão encontrar mais abaixo. Quem tiver um nome normalzinho, leia também, para verem do que foram poupados!
Perguntarem sempre como se escreve:
"É Suse mesmo. Não, não é com um "Z". São dois "S's". Não, não! São dois "S's" juntos. Não é Susse. É um "S" no início e outro a meio. Sim a última letra é um "E". Um "E", não meta um "Y". Isso." Arghh, nome tão pequeno e tão complicado!
Encontrarem-nos mais facilmente no Google, redes sociais e afins.
Pensem nisto: uma pessoa vai a algum lado, diz o primeiro e último nome, alguém ouve, vai ver à net e pumba! Descobre logo a nossa paixão secreta (ok, se calhar não é tão secreta assim) por gatinhos fofinhos, do nosso blog com as nossas histórias embaraçosas, do nosso tumblr com quotes deprimentes e sabe-se lá mais o quê! Nem é preciso investigar muito para encontrar tudo sobre nós!
Quererem saber se é alcunha ou abreviatura.
Esta até se compreende. São perguntas legítimas.
Não serem capazes de pronunciar correctamente.
Ou até mesmo chamarem um nome diferente... pode ser uma tarefa complicada dizer bem à primeira. Eu cá costumo dizer por chamarem como der mais jeito, se preferem Suse, chamem Suse, se preferem Susi chamem Susi, eu respondo a isso tudo!
Ser mais facilmente reconhecido ou lembrado.
Mesmo que nem se recordem bem de quem somos, assim que ouvem o nome acabam logo por associar. Não há escapatória possível.
Interrogarem-se sobre o que estariam os nossos pais a pensar para escolherem esse nome.
Eu costumo dizer que os meus são muito criativos!
Perguntarem se nascemos no estrangeiro.
A mim acham sempre que foi em França. Vá, que esta até acho piada a isso, se quisesse podia fingir toda uma história de vida mais interessante, que metesse croissants e a Torre Eiffel... oh lá lá, toda a gente acreditava, aposto.
Piadas com o nome.
Okay, toda a gente passa um bocado por isto. Felizmente o meu não rima com quase nada, mas ainda assim, as pessoas resolvem sempre dizer qualquer coisinha para dar aquele ar de sua graça.
Ser muito estranho aparecer alguém com o mesmo nome.
Nisto, eu acho que acaba por existir uma mistura de sentimentos. Ora curiosidade para saber mais sobre aquela pessoa que partilha o mesmo nome, ora ao mesmo tempo uma espécie de sentimento de diva, do género: DESAPARECE DAQUI, SÓ HÁ LUGAR PARA UM DE NÓS NESTA REGIÃO.
Não poder gozar com outros nomes.
Pois que às vezes também queremos implicar com as outras pessoas, não é verdade? Mas se abrimos a boca para gozar, alguém nos cai logo em cima para nos lembrar que não estamos muito melhor.
O nome próprio dá sempre erro no Word.
E a malta que usa o corrector automático e me chama Sushi em vez de Suse?
Nunca há pulseiras, garrafas de coca cola e etc's com o nosso nome.
O que vale é que a maioria dessas coisas também são feias e sem graça, hunpf.
Já passaram por alguma destas coisas? Lembram-se de mais episódios destes para acrescentar à lista? Nunca escrevi tanta vez a palavra "nome" na minha vida!
14 comentários: