Entrevista de Emprego HORRÍVEL

18:05 Suse 26 Comments


Acreditem que o que vos venho contar é das histórias mais surreais de sempre e até hesitei quando  a contei a amigos meus porque tive medo que nem acreditassem em mim, tal é o rebuscado que isto é. 

Espero que estejam preparados para ler muito, porque isto tem pano para mangas!

Ora bem, há uns tempos candidatei-me a um lugar numa óptica, uma vez que estava desempregada e o trabalho até me parecia giro, apesar de não ter experiência mas, como sou mesmo cegueta e ando em ópticas desde o dia que nasci, pareceu-me que era um sinal do destino. Toda animada mandei e-mail e marcaram-me entrevista logo para o dia seguinte de manhã, que por sinal era um Sábado. Mas enfim, tudo bem por mim! Lá apareci eu, 10 minutitos antes da hora pronta para dar o meu melhor.

Mal sabia eu o que me esperava.

Fui encaminhada para uma sala onde estava o dono da óptica e a senhora que me ia entrevistar. O dono só mexia para lá em tralhas e nem olhou para mim. E a entrevista começou de forma horrível. Era só silêncios. Mas gente, era mesmo aqueles silêncios desconfortáveis, até ao ponto de eu começar a pensar: "Oh diabo isto está mesmo a correr mal, se calhar tenho que começar eu a fazer perguntas...". Para terem noção, foi logo assim: "Então, és a Suse?" e eu: "Sim, sou eu". E um silêncio de morte! Mas o que mais poderia eu dizer ali!? E estava sempre a ser assim! Até que eu fui falando sobre a minha anterior experiência profissional e comecei eu a perguntar-lhes a eles se tinham mais ópticas, mesmo dando logo a impressão de que não tinha feito o trabalho de casa correctamente, mas que se dane! Só queria acabar com aquele silêncio desconfortável e foi o que me veio à cabeça.

Para terem noção, aquilo era pior do que ter que estar, de repente, sozinha com um amigo de um amigo nosso que acabamos de conhecer naquele exacto momento e, ainda por cima, imaginem esse amigo também não falar quase nada e, nisto o nosso telemóvel ficar sem bateria e nem nisso nos podermos apoiar. Já seria mau o suficiente, mas juntem isso com o silêncio de mil horas em elevadores onde de repente entram os nossos ex's com as suas atuais. Conseguem imaginar o horror de silêncio que era? Espero que sim.

Mas eis que de repente tudo se torna ainda PIOR. Pois que o dono daquilo começa a entrar na conversa assim que eu comecei a "conduzir a entrevista" para acabar com o desconforto da coisa. "E que mal tem isso?" Perguntam vocês, seus inocentes. O mal, é que, o homem só dizia asneiras. AS-NEI-RAS. E não, eu não facilmente impressionável mas confesso que fiquei sem reacção. Aquilo começou com ele a falar sobre uma determinada situação e disse pelo meio: "...fiquei fodido". E eu devo ter feito alguma expressão facial esquisita, porque ele apressou-se a acrescentar: "Eu disse fodido?! Faz de conta que não disse nada eheh". E eu pensei: "Okay pronto, saiu-lhe". Tudo bem! E nisto quanto mais ele ia falando mais asneiras dizia. Por exemplo, a descrever uma situação com uma cliente: "Aquela filha da puta blá blá blá...".
Vocês nem conseguem imaginar a minha cara! Saí de lá a fugir, apesar de até serem simpáticos, achei uma falta de respeito e consideração. Era uma entrevista, exigia-se outra atitude, digo eu.

Então mas e agora, vocês acham que isto fica por aqui não é? Pois também eu achava!

Assim que saí de lá pus na minha cabeça que não aceitaria aquele lugar, porque não gostei das condições do trabalho e muito menos do ambiente da entrevista, obviamente. E, como o meu telemóvel tinha menos autonomia do que um bebé recém nascido, deixei-o a carregar o resto do dia e fui à minha vida. Quando lhe voltei a pegar já era meia noite mais ou menos. e... TINHA 20 chamadas não atendidas deles! De uns 5 números diferentes, mas sempre deles! Fiquei pálida. Até fui a correr à minha mala, ver se não tinha lá deixado cair alguma coisa e se tinha tudo comigo, enfim algo que justificasse tanta urgência! Ligaram até as 23h de Sábado e enviaram uma mensagem a pedir para lhes ligar de volta.

Melhor ainda, mandaram-me pedidos de amizade no Facebook e toques lá também! Senti-me quase assediada sinceramente. Até fui ao meu CV certificar-me de que não tinha lá a minha morada, porque já temia que eles me aparecessem cá em casa! No dia seguinte, era Domingo e também recebi mais uma enxurrada de chamadas deles e a mesma situação exactamente na Segunda-feira!! E, quase há meia noite mandaram mensagem, com um ultimato, ou eu lhes ligava até as 11h da manhã do dia seguinte ou passariam à outra seleccionada. Obviamente não lhes liguei, e na Terça-feira a meio da tarde voltaram a ligar! Estava a ver que não me via livre deles. Eram piores que os comercias do Barclays.

Depois de eu achar que já tinha acabado a perseguição fui à pasta de spam, no Facebook, e tinha lá chamadas deles e mensagens também! Sendo que a última mensagem que me enviaram (a uma Quinta-feira da semana seguinte!!) foi esta: Porque é k desististe? Achei k tinhas potencial.

Eu sei que teria sido mais fácil ter devolvido a chamada e ter dito simplesmente que não estava interessada, mas sinceramente fiquei intimidada, já que houve tanta brutidade durante a entrevista e tanto assédio com chamadas perdidas logo no primeiro dia, ainda fiquei com medo do que me diriam ao telemóvel quando eu recusasse.

Enfim, estes filmes é só comigo! Peço desculpa pelo post enorme mas achei que seria pelo menos engraçado partilhar isto com vocês. E já agora, também tiveram alguma entrevista dos infernos? Se sim contem-me para eu me sentir menos mal com isto.

You Might Also Like

26 comentários:

  1. Deus meu! Como é que gente dessa tem um estabelecimento aberto ao público!? Eu no teu lugar também não teria atendido e irem à tua procura no face é de uma falta de profissionalismo imensa!

    ResponderEliminar
  2. Bem, estou chocada, nem sei o que te dizer...

    ResponderEliminar
  3. Realmente acontece-te cada uma :o Boa sorte para a próxima, vais ver que aparece algo ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ok, essas pessoas são loucas e fizeste TÃO bem em não aceitar o lugar! x

    E. ♥ meetmeforbreakfast.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Ahahahah estas coisas tambem acontecem sempre comigo!
    Os momentos mais estranhos e macabros!!
    Enfim, agora conseguimos rir mas nesses instantes so queremos um buraco para nos enconder..
    Beijinhos

    www.thathappymess.com

    ResponderEliminar
  6. Fogo ah gente para tudo
    enfim
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Adorei o texto, ve as tuas mensagens no teu email antigo. De serteza k nao queres trabalhar com nosco, olha que passamos a proxima candidata. Atende o telemovel foda se.

    ResponderEliminar
  8. Que coisa mais estranha! Acredito que tenhas sido maravilhosa na entrevista (apesar destas situações deploráveis) mas para quê tanta insistência?! Eu também ficava intimidada, fizeste bem em não responder linda!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // SORTEIO DE UM PERFUME ‘BLUE WONDERS’ NO FACEBOOK //

    ResponderEliminar
  9. OH meu deus, que gente é estaa xD "achei k tinhas potencial", esta foi a parte que me fez rir porque de resto pus-me no teu lugar e senti-me muito desconfortável! Meu deus, que situação xD
    The Fancy Cats | KAWAII BOX Giveaway

    ResponderEliminar
  10. que cena do mal!!uns ignoram as pessoas nem dao satisfação e estes é isto...devem tar desesperados para amarrar alguem lá ahah é assustador realmente.
    kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Bem que medo! Há pessoal mesmo sem noção ahahah
    xx

    ResponderEliminar
  12. Sério?! Às vezes os produtos que mais prometem são os que menos fazem :(

    :O :o Como assim?! Estou em choque o.o

    NEW REVIEW POST | Sea Greece: Gel and Scrub – Organic Product to Know.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  13. Fogo que medo, eu acho que entrava logo em pânico se não me deixassem de ligar.

    ResponderEliminar
  14. fiquei de queixo caído com esta situação! realmente incrível. eu teria reagido da mesma forma, que meeeedoooooo!

    ResponderEliminar
  15. Me-do! E escrever com k's nas mensagens através de página oficial? Ahahaha

    ResponderEliminar
  16. Credo que situação mais desconfortável! Mas eu no teu lugar tinha mesmo pegado no telefone e dito que não queria e para pararem com o assédio... mas compreendoa tua posição
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Meu, ja nao ficava chocada à muito tempo :O
    NOSSA :O

    ResponderEliminar
  18. Nossa, é com cada um!xD

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. meu deus, que loucos, ainda bem que nem ponderaste ficar lá... xD

    ResponderEliminar
  20. Em dezembro estive para me candidatar a uma das lojas do grupo Inditex mas uma amiga minha disse me que eles são muito exigentes e não pagam de acordo com aquilo que tu trabalhas e se simplesmente de demites nunca mais podes trabalhar noutra loja do grupo :o Ainda estou a pensar se tente ou não...
    Acho que assim uma perseguição que tive foi de um ginásio, eu fui lá em setembro para saber as condições mas não me comprometi, entretanto fui ao site e como vi que estavam com uma promoção deixei ficar o meu numero de telemóvel e o meu email, pior coisa que fiz, ligaram-me imensas vezes e eu nunca atendia, lá atendi e disse que passava este mês lá, agora até mensagens com promoções me enviam... O problema é que estou a pensar ir para outro ginásio porque é mais em conta.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Que situação mais horrenda mas que lata a desses senhores de irem procurar via facebook
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Que horror! Realmente há pessoas tão sem noção que se tornam assustadoras...

    https://comeonshine.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Ai que horror!! Se fosse eu nem sabia o que fazia!! que horror mesmo!!
    Beijinho,
    BabyLú
    http://www.luciaffmoreira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Realmente, pareceu tudo pouco profissional. Mas o melhor tinha sido mesmo seres direta, às vezes não é fácil, mas resolve-se o problema de uma vez! Espero que para a próxima corra melhor! :) beijinhos

    ResponderEliminar